Exposição “Figueiró – 100 anos de imagens”

Junho 21st, 2011

No dia 18 de Junho de 2011 foi inaugurada uma exposição, na Casa da Cultura/Clube Figueiroense, denominada «Figueiró – 100 anos de imagens».
Em cerca de 30 painéis é possível discernir a evolução urbanística de algumas das principais artérias da vila de Figueiró dos Vinhos, bem como a sua dinâmica histórica e memorial, enquanto espaços públicos.
A toponímia de uma localidade reflecte a identidade da sua comunidade, do seu património, da sua cultura, das suas tradições, da sua memória colectiva.
Nela, estão também presentes os valores humanos que dão rosto à sua história, como referências de uma época, de vontades e de acções de cidadania e que os poderes públicos quiseram preservar, como mediadores temporais, de um passado que serve de exemplo mas também de lição a ter em conta no futuro.
Lá estão, a Câmara Municipal e a Praça do Município; a Rua Dr. Manuel Simões Barreiros (que teve outros nomes: Rua Visconde de S. Sebastião e Avenida Nova); A Rua Luis Quaresma Val do Rio; A Rua Major Neutel Abreu; a Rua Teófilo Braga; a Praça Simões de Almeida Sobrinho (antiga Praça do Brasil); a Avenida Padre Diogo Vasconcelos (vulgarmente conhecida por “Ramal”); a Avenida das Escolas (antiga Avenida Salazar); a Rua Dr. José Martinho Simões; a Rua dos Bombeiros Voluntários (antiga Rua do Convento do Carmo); a Torre da Cadeia (ainda com a cadeia); o “Casulo” do Mestre Malhoa; a Casa do Arcipreste (Padre António Inglês); os dois Jardins Municipais; vistas aéreas dos anos 30 (1936) e algumas panorâmicas da vila figueiroense.
É por tudo isto que merece uma visita, um relance atento, uma reflexão descontraída, nesta breve “viagem” ao nosso passado comum, à nossa memória colectiva, enformada na paisagem urbanística, que o tempo e os homens vão alterando e vão afeiçoando no seu caminhar histórico e existencial.

Deixe o seu comentário