“História do Municipalismo Figueiroense: Coordenadas Politicas e Sócio –Culturais de 1910 a 2005”

Outubro 15th, 2008

1926Desde 1910 até 2005 quem foram os Presidentes da Câmara Municipal do Concelho de Figueiró dos Vinhos, quem os coadjuvou, e quem fez parte do seu executivo? Como era composta a estrutura governativa concelhia e de que forma evoluiu?
Afinal, desde 1910 até 2005, quem foram os artesãos na oficina concelhia? Que programas politicos e socios-culturais produziram e que ferramentas utilizaram para os pôr em prática?
Desta forma, pretende-se desenvolver um Projecto sobre a História do Municipalismo Figueiroense, a fim de se entender a lógica politica e sócio-cultural do nosso Concelho, enquanto atravessava a 1ª República, o corporativismo municipal no Estado Novo, o jovem poder local democrático saído do 25 de Abril e o desafio Europeu dos anos oitenta até 2005.
vale_do_rio_1963Como se estruturou o poder; como funcionou a lógica dos poderes instituídos em relação às identidades comunitárias, e que estratégias usaram na materialização dos horizontes urbanísticos; qual foi o relacionamento que os poderes municipais mantiveram com os actores sociais concelhios, com as elites locais e os contra-poderes, com o associativismo e com os actores económicos, culturais e políticos; que legado cultural e patrimonial nos deixaram, como reflexos da sua capacidade criativa e inovadora??? Quais as suas obras mais duradoiras e que se perpetuam no tempo?
Isto é, referenciar a História do nosso Concelho através dos seus actores políticos constituídos como poderes, e analisar o seu potencial de decisão na construção do concelho durante a caminhada do Estado Republicano.

Uma Resposta a ““História do Municipalismo Figueiroense: Coordenadas Politicas e Sócio –Culturais de 1910 a 2005””

  1. Quim diz:

    É de aplaudir mais esta iniciativa, bem como todas as que forem feitas tendo em vista divulgar a riqueza do nosso concelho em todas as suas vertentes.
    Figueiró dos Vinhos é um Concelho rico e essa riqueza merece ser divulgada e nada melhor do que a net para o fazer.
    Reconheço nesta foto além de Américo Tomaz o presidente da Camara de F.V. na altura Dr. Henrique Lacerda e o Pároco Belarmino Soeiro.
    Um abraço,bom trabalho e muita saúde para o levar avante
    Quim

Deixe o seu comentário